Páginas

05/01/2011

Conselheiro do INTERnet/BV participa de desenvolvimento de software para cadastramento de atletas

O Internacional deu mais um passo em busca da profissionalização da gestão de futebol com a criação de um software para o armazenamento de informações sobre todos os atletas do Clube. Tiago Vaz, conselheiro do INTERnet/BV, teve participação ativa nesse trabalho. Segue matéria na íntegra, extraída do site oficial do Internacional, datada de 3 de janeiro de 2011.

-------------------------------------------------------------------
Inter desenvolve software para cadastramento de atletas

Pensando sempre na melhoria do trabalho desenvolvido em todas as suas áreas, o Internacional dá mais um passo em busca da profissionalização da sua gestão de futebol. O Clube acaba de criar um software para o armazenamento completo de informações sobre todos os atletas do Clube. O departamento de futebol apresentou no último dia 27 de dezembro o novo Portal do Atleta, sistema de informação integrante do projeto “Centro Unificado de Inteligência para o Departamento de Futebol”.

Este projeto foi definido no plano de ação do Planejamento Estratégico do Clube para os próximos 10 anos, com a finalidade de promover a integração das categorias de base com o elenco profissional. Além de propor a integração das diversas áreas que compõe o departamento de futebol do Clube, o projeto também visa a otimização dos processos internos para uma gestão ainda mais eficaz.

A primeira etapa, já entregue pela empresa gaúcha DBC Company, é chamada de Portal do Atleta e tem como objetivo gerenciar todos os dados dos atletas do Clube, tanto para as categorias de base quanto para o grupo profissional. O sistema contempla o cadastro da ficha completa e resumida do atleta, detalhando dados de todo o ciclo de vida de sua permanência no Inter. “Durante o planejamento estratégico do Clube, vimos que este sistema, além de informatizar a atividade fim do Clube, que é o futebol, também se tornaria um instrumento para obter vantagem competitiva perante nossos adversários. Logo, não poderíamos compartilhar nosso sistema com outros clubes”, explica Tiago Vaz, conselheiro do Clube que esteve envolvido na realização do projeto.

As próximas etapas planejadas para 2011 viabilizarão o registro eletrônico de contratos, empréstimos, dados de seguros, acervo multimídia e outras informações necessárias para um acompanhamento total da trajetória e do desempenho dos atletas do Sport Club Internacional. O Portal do Atleta é um novo patrimônio tecnológico do Clube, sendo todos os códigos fontes e propriedades de uso exclusivo do Inter. Foi desenvolvimento integralmente com o uso de Software Livre, utilizando uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) que facilitará a integração com os demais softwares já existentes no Clube e que utiliza as técnicas mais modernas de programação em Java.

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=13315