Quando analisamos a palavra democracia, encontramos a soma de duas palavras gregas que, juntas significam o "povo no poder". E a origem do Sport Club Internacional está muito próxima dos ideais democráticos: um grupo de jovens, sem muitos recursos, impedidos de participar de outras associações de futebol que eram restritas a grupos étnicos de imigrantes, resolveu desafiar a lógica da época e fundar o seu próprio clube.
Mesmo sem muito dinheiro, os jovens da família Poppe, juntamente com outros tantos fundadores, decidiram oferecer a Porto Alegre uma alternativa futebolística que primasse pela participação popular irrestrita nos jogos. Assim o S. C. Internacional surgiu, um Clube para todos, independente de classe social, idade ou etnia, de brasileiros, gaúchos, paulistas, italianos, alemães, açorianos... um Clube INTERNACIONAL.
Não se passaram 100 anos da ousadia dos Poppe e um novo coletivo surgiu para renovar os votos de fundação do Internacional. Depois de inúmeras reuniões, gestadas ao longo de dois anos, o grupo INTERnet/BV decidiu participar das eleições para o Conselho Deliberativo do clube de forma independente. Para os membros da Chapa 3, sigla que abrigou o Movimento durante o processo eleitoral, o sonho de participar das instâncias de decisão do Internacional não vem da vaidade pessoal, mas do desejo de ampliar a voz aos sócios na administração e de contribuir para o constante fortalecimento do clube, tão amado pelos integrantes do grupo.
Os colorados, talvez cientes dos ideais de seus fundadores, 100 anos depois, apostaram na paixão e na proposta política do Movimento e, com 1.142 votos de associados, elegeram 23 novos conselheiros para o Conselho do Internacional, além dos 2 conselheiros do INTERnet/BV eleitos em 2006. Os novos integrantes dessa importante instância de discussão e definição dos rumos do clube não faziam parte dos movimentos políticos tradicionais do Inter nem tinham padrinhos que pudessem ajudar a angariar a simpatia dos associados, o que só amplia o sentido democrático da conquista.
Agora, com grande sentido da responsabilidade depositada pelos associados, os conselheiros do Movimento INTERnet/BV gostariam de agradecer e parabenizar os colorados que apoiaram esta realização. Foram votos que ajudaram a arejar e fortalecer a democracia de um dos maiores clubes de futebol do Mundo, o campeão de tudo, e mais importante, o Clube do Povo. Cada vez mais do povo.