Páginas

09/11/2008

Movimentos Políticos do Internacional

Participar da política do Internacional é um tabu para muitos sócios e torcedores do Clube, e comigo não era diferente. Até que um dia recebi um convite para participar do então Movimento INTERnet, formado por colorados que pretendiam participar das eleições de 2006, na qual elegemos dois Coselheiros (clique aqui para ler o Blog dos Conselheiros). Neste ano de 2008 estou Coordenador desse Movimento que também agregou leitores e colunistas aqui do Blog Vermelho, quando passou a ser chamado de "INTERnet/BV".

Através desse Movimento, motivado pelo nosso interesse em participar ativamente da vida política do Clube, acumulamos experiência e algumas informações que julgo serem de interesse de todos os colorados: quem é quem no Inter, quais são os Movimentos do Conselho, etc.. O que pretendo fazer de forma imparcial, evitando julgamentos e adjetivos. Também não pretendo falar sobre as idéias e opiniões de cada um, apenas identificá-los através de suas figuras mais conhecidas.

A atual direção do Inter, a Situação, é forma por quatro Movimentos:Inter Grande, Ação Independente Colorada, União Colorada e Coração Colorado. O Inter Grande é o Movimento do Fernando Carvalho, Vitório Píffero, Giovani Luigi e Roberto Siegmann. O União Colorada é o Movimento do VP de Finanças e 1° Vice-Presidente, Pedro Affatato, do VP de Patrimônio, Emídio Ferreira Marques, entre outras vice-presidencias como a Serviços Jurídicos e Parque Gigante. O Ação Independente Colorada, é o Movimento do 2ª Vice-Presidente Mário Sérgio Martins, do VP de Administração Décio Hartmann e do Presidente do Conselho Claudio Bonatto. Já o Coração Colorado, é o Movimento do VP de Marketing Jorge Avancini.

Já na Oposição temos movimentos mais conhecidos por ja terem sido situação e outros menores. Esses Movimentos não trabalham juntos, embora exista maior ou menor afinidade entre alguns. O InterAção e o Inter2000, por exemplo, ocuparam juntos a direção do Clube na Gestão Jarbas Lima/Fernando Miranda (2000/2001), embora estes estejam afastados dos grupos. Atualmente, e até o fim da tarde de segunda (03/11), ambos estão tentando unificar forças em um único nome para conseguir 1/4 do Conselho Deliberativo no primeiro turno das eleições presidenciais, o que é necessário para chegar no segundo turno, quando ocorre eleições diretas. O InterAção quer Felipe de Oliveira, enquanto que o Inter2000 quer Cláudio Bier.

O Movimento Inter Sempre é o Movimento de Emídio Perondi (ex-presidente da FGF e atual Vice-Presidente da CBF), Luis Fernando (ex-VP de Futebol), Pedro Paulo Záchia (Ex-Presidente 88/89 e 94/97) e José Asmuz (ex-Presidente 80/81 e 90/93).

Entre os movimentos menores estão o Inter Colorado, o Mais Inter, o Inter Parque Gigante e o INTERnet/BV. O Inter Colorado e o Mais Inter, na última eleição concorreram sozinhos, já o movimento do qual faço parte, o INTERnet/BV, formou junto com o InterAção e Inter2000 a Chapa 4, a única de oposição a superar a cláusula de barreira naquele ano.

Enfim, o quadro é esse, salvo algum equívoco meu. O julgamento caberá aos eleitores. Mesmo que não haja eleições presidenciais, haverá para o Conselho. Segunda (dia 3) termina o prazo de inscrição dos candidatos a Presidente. Dia 4 os inscritos passarão por uma sabatina e no dia 10 ocorrerá o primeiro turno no Conselho.

Texto de Guilherme Mallet
PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 31/10/2008, no BLOG VERMELHO.